Escritório Contábil na Prática “Como treinar seu cliente”



Esse é o primeiro artigo da série sobre Escritório Contábil na Prática,

Vamos abordar um tema especifico e disponibilizar um modelo de processo que pode ser utilizado de imediato no escritório.

Um dos problemas recorrentes nos pequenos escritórios é com relação ao treinamento do cliente para correta emissão de Notas Fiscais e Ingresso das mesmas em seu sistema de processamento de dados, vamos demonstrar uma dica de processo simples e eficaz que pode acabar ou reduzir com os inúmeros questionamentos com dúvidas do cliente, documentos emitidos de forma errada e retrabalho no escritório contábil.

Vamos direto aos passos:

Desenhar as “Regras Fiscais” do cliente para emissão e input de Notas Fiscais. Mas o que são as Regras Fiscais? Nesse contexto seria todo emaranhado fiscal do cliente, CFOP, CST, NCM, Relação de Produtos, etc, com isso você terá o manual de regras do cliente. (Modelo anexo)

Mantenha o Manual sempre a disposição em local padrão com versão e vigência, ex. (Empresa_XXX_Vigência_01.01.2017_v1), quando alterar a legislação ou as operações do cliente, cria-se uma nova vigência para o manual de regras e envia-se para o cliente, destacando o que mudou ou ainda vai mudar.

O que o Escritório ganha com esse processo?

Ele cria um padrão das regras fiscais do cliente, assim quando trocar o analista fiscal do escritório ou alguém precisar ter acesso as particularidades desse cliente ou da atividade do mesmo, os processos estarão ali desenhados e atualizados sempre, quando o cliente ligar questionando sobre tal procedimento, apenas direcione o mesmo para a regra nº xx ou yy, Se a dúvida do cliente não estiver contemplada na regra você insere uma regra nova e envia ao cliente uma nova versão do manual, é simples e evita muitas ligações, erros na emissão de notas e principalmente perda de tempo para o escritório.

Em anexo disponibilizamos uma planilha com modelo de Manual de Regras que pode ser adaptado a necessidade do cliente, ou atividade especifica, lembrando que as regras fiscais e legislações ali presentes são apenas um modelo ilustrativo e cada empresa ajusta a sua necessidade.

Clique aqui para fazer o Download do Modelo

Por: Antonio Marcos Mattei – Direção – Gestor TaskDO


Já pensou em Automatizar 100% a Gestão de Entregas no seu Escritório Contábil, Contabilidade Interna ou BPO, ao toque de um botão, sem perder tempo com parametrizações e baixo custo?

Pensando nisso criamos uma plataforma Inteligente, Flexível e Interativa que vai elevar suas Rotinas Contábeis e Gerenciais ao mesmo nível da evolução tecnológica que a contabilidade no Brasil se encontra hoje.